DESTAQUE-SEINSPIRAÇÃO

Trate todos respeitosamente.

ESTERIOTIPAGEM NAS VAGAS DE EMPREGO

Por Rosaldo Bonnet

 

Pare tudo e análise, quando você lê um anúncio de vaga o que vem na sua mente, isso irá depender do nível hierárquico dela. Infelizmente ainda está enraizado em nossa cultura os estereótipos, para cada tipo de vaga função.

Quando você imagina uma enfermeira(o), um professor(a), um médico(a), engenheiro(a) qual raça, você enxerga primeiro ? Seja sincero, pois com certeza irá imaginar a de um profissional branco. Já se for de uma empregada doméstica, ou de qualquer outra função que a sociedade julgue menos digna ( e que não são !!!!! ) imagina-se sempre pessoas negras, pardas ou de classe social inferior.

Mas não pensem que o problema está só na cor da pele !!!!!

 

Na realidade, todos aqueles que saem dos “padrões normais estabelecidos” sofrem o pré-conceito do mercado de trabalho. E isso é visível e presente em nosso cotidiano, ninguém imagina um “drag queen” como executivo de vendas, ou um portador de síndrome de down como gestor. Vou mais além, cadeirantes em muitas empresas ainda têm acesso limitado, mesmo como clientes e cidadãos normais. E sabe porque ? Por não haver políticas inclusivas e de diversidade em nossa sociedade.

Geralmente olhamos e criamos pré-conceitos em cima do que olhamos, do que vemos. E isso já está enraizado em nossa sociedade, fruto de um colonialismo que ainda reina em ficar. Muitos ainda torcem o nariz, ao ver um negro bem sucedido ou um homossexual “sair do armário” mesmo sendo eles iguais, ou superiores ao profissional estereotipado pelo mercado.

Inteligência, não se limita pela cor, pelo sexo ou pelo número de tatuagens que se tem no corpo. E também não acaba depois dos 50 ( pois muitas empresas acham que depois dessa idade acaba-se a vitalidade ), não incapacita um cadeirante, um deficiente visual ou um autista a ser engenheiro, médico, pintor ou jogador de futebol.Franklin

E isso decorre do fato de haver vários tipos de inteligência, e isso leva-nos a concluir que você, eu e qualquer pessoa não é inteligente em 100% das ciências e conhecimentos. E exemplos disso temos aos milhares, de Einsten a Demi Lovato, de Stephen Hawking a Claude Troisgros(*), de Garrincha a Elis Regina e assim por diante ( isso sem contar com Picasso, Rembrandt, Oscar Niemayer…..etc…).

E que bom que isso acontece, pois a diversificação e a evolução humana se dá em todas as correntes do saber. Imaginem, se fossem em apenas 1/2 dúzia de campos do conhecimento ? Estaríamos em Marte, mas andaríamos de Lada, Trabant e comeríamos talvez comidas insonsas e sem graça.

E de uma maneira abrangente, se olharmos com os olhos estereotipados e com pré-conceitos na hora de contratar, estaremos direcionando e castrando a sociedade do seu melhor, a diversidade !!! Diversidade de ideias, crenças, raças, gêneros e de objetivos. Não somos iguais, eu não sou igual a você, mesmo que em algumas pautas pensemos de forma similar. Mesmo gêmeos, que são semelhantes na fisionomia são indivíduos diferentes, agora imagine a sociedade.

Então, ao restringir sua mente a perfis isonômicos você está desconstruindo a síntese humana. O homem atual é a evolução ao longo de milhares de anos de várias sub-espécies como Neanderthais, Sapiens que se adaptaram aos seus meios ( florestas, desertos, geleiras ) e chegou aonde chegou. O fato de beltrano ser homossexual, ciclano ser negro, fulana ser mulher ou o Antoninho já ter passado dos 50, não limita a produtividade, não os incapacita para os desafios e novos horizontes. E o mesmo vale para pessoas com limitações físicas e intelectuais, a sociedade deve ter espaço para todos e têm.

Quando falam e pregam por aí que devemos pensar fora da caixa, vale para esses aspectos também. Empresas disruptivas, assim serão se não construírem muros de pré-conceito. Uma sociedade igual não significa que todos devem ser brancos, cristãos, heterossexuais e tal, significa igualdade de direitos para todos sem distinção de classe social, cor, credo, gênero ou limitação física.

 

Gestor de Patrimônio-(Defensoria Pública do Estado do Paraná)

Formado em Administração -SPEI
Pós graduação em Informação –IBPEX

Pós graduação em gestão de projetos-FESP

 

 

AGRADECEMOS AO AMIGO ROSALDO BONNET PELA SUA VALOROSA CONTRIBUIÇÃO.

https://www.linkedin.com/in/rosaldobonnet

Sites

E-mail

rosaldo.bonnet@gmail.com

Twitter

Mens. inst.

  • rosaldobonnet@gmail.com (Google Talk)