DicasINSPIRAÇÃO

NÃO CONSTRUA MUROS, CONSTRUA PONTES!

Não construa muros, construa pontes

Rosaldo Bonnet .'.

As pessoas são solitárias porque constroem muros ao invés de pontes.

Quantos muros e barreiras você construiu ? Quantas pessoas tiveram o Currículo deixado de lado porque foram impostas barreiras e muros e que poderiam ser excelentes profissionais. Isso sem falar dos muros do preconceito, da ignorância e da arrogância, muros que isolam pessoas pelo seu jeito de ser, falar, pensar e de agir. Um simples Curriculun Vitae já é uma barreira, porque é um filtro, não que não seja necessário pois é necessário selecionar. Mas não raro, a seleção se dá na idade, na instituição de ensino ou no local de moradia.

Muitos muros já foram levantados, nos guetos de Varsóvia, na Berlim dividida pós guerra e muitos ainda permanecem. E esses que ainda existem nos mostram que é possível dividir duas Coreias, que é possível impedir a acesso de emigrantes nos EUA, criar assentamentos na Cisjordânia, mas onde um muro é edificado também pode-se edificar pontes.

As mesmas pedras na qual se constroem muros, podem ser usadas para se construírem pontes. Eu sempre acreditei no olho no olho, no ouvir e sentir e é claro que um simples papel de informações muitas vezes não nos dá essa percepção. Na mesma tangente se dá nossas relações interpessoais, porque nem sempre a primeira impressão é a que fica.

Construir pontes, não pensem que é fácil, pois para construí-las muitas vezes temos que estar despidos de filtros. E quem trabalha com pessoas, sabe do que estou falando, indiretamente e mesmo sem querer estamos sempre fazendo um PRÉ conceito das pessoas. Não é por maldade, até porque muitas vezes está enraizado na cultura, nos hábitos e costumes. Porém, profissionais que aspiram empresas dinâmicas, heterogêneas e perceptíveis ao mercado, devem perceber quando muros estão sendo erguidos. E ao não perceberem acabam distanciando o negócio do seu mercado.

As pontes são elos, que unem e agregam valor a empresa, ao produto e aos “stake-holders” . E muito além do lado empresarial, ao se derrubar muros e construir pontes todos ganham e todos lucram. Sociedades e empresas inovadoras, não se formaram com a criação de muros e sim com a construção de pontes. Independente de qual muro esteja erguido, vamos derruba-los e erguer em seu lugar pontes, de união, de solidariedade e de conceitos inovadores.

Rosaldo Bonnet

Administrador com ampla vivência na iniciativa privada e na esfera pública, tenho como meta contribuir para a vivência das pessoas, através dos meus artigos no Linkedin. “Procuro escrever sobre tudo, mas foco sempre no comportamental e na auto-ajuda, se você curte meus textos siga-me, compartilhe e comente.”

Site e Redes Sociais :
https://rosaldobonnet.wixsite.com/rbonnet
Twitter – https://twitter.com/BonnetRosaldo?lang=pt-br /
Instagram : https://www.instagram.com/rosaldo.bonnet/

 

FONTE: https://www.linkedin.com/in/rosaldobonnet/

 

AGRADECEMOS AO SENHOR ROSALDO BONNET PELA SUA BRILHANTE CONTRIBUIÇÃO.