INSPIRAÇÃO

Inteligência Emocional

 

 

Mude o cenário atual tendo como base estratégica sua auto-motivação.

O conceito de Inteligência emocional, foi criado pelo psicólogo norte Americano Daniel Goleman, seu intuito principal consiste em o individuo conhecer-se   de tal modo que, adquira a totalidade do controle de seus mais isolados sentimentos, agindo assim com racionalidade,  e precisão até mesmo nos momentos mais conturbados.  É preciso entender que a inteligência emocional nos leva a ter, uma atitude certa conquistando um interessante  estágio de auto-motivação,  foco e controle racional na tomada de decisões. Pensando na situação de milhares de brasileiros desempregados,  você  verá que o cidadão desempregado,  tem grande chance de desenvolver, ainda que em pequenas  frações, quadros depressivos acompanhados por picos de agressividade.  É nesse instante que entra em cena  o controle emocional pois, em primeiro lugar é preciso organizar os sentimentos, procurando acalmar-se, pondo na mente que, essa fase é passageira.  Ao controlar nossos impulsos negativos, temos maiores possibilidades de traçar um planejamento que, nos leve a conhecer nossos erros e acertos. Com os erros conseguimos mensurar,  o quão teremos que nos empenhar para melhorarmos para as próximas oportunidades. Por exemplo,  se no seu último emprego você costumava apenas ficar no seu circulo fechado de amigos, no próximo emprego,  procure aproximar-se de o maior número de pessoas possíveis, agindo assim você terá maior aproveitamento profissional,  além de melhorar consideravelmente seu marketing pessoal.

Agora que já temos uma idéia da verdadeira importância da inteligência emocional, vamos ao passo a passo de como conquistarmos o controle e racionalização de nossas emoções:

  1. Entenda suas emoções- Reflita e tente entender o porquê de estar se sentindo ansioso, com raiva, medo. A partir disso, exercite neutralizar estes sentimentos para uma postura mais positiva e otimista.
  2. Conheça suas fraquezas e forças- Estar ciente do que nos desestabiliza também é uma maneira de se fortalecer: todos temos nossas fraquezas, e sabemos o quanto essas fraquezas podem ser desencorajadoras, então melhor focar nas qualidades, principalmente em situações que exijam mais de nós”.
  3. Não se prenda totalmente aos problemas- Muitas vezes a solução vem quando a mente se permite pensar em novas possibilidades. Busque ocupar a mente, procure ler, assista um bom filme, estude maneiras de trazer para seus próximos passos tranqüilidade necessárias para a mudança do cenário atual.

4.Busque o auto-conhecimento- Procure conhecer seus sentimentos, lembre-se que não adianta consultar os maiores expert’s em psicologia se, você não se entregar realmente a mudança pessoal e completa.

5.Motivação- Motive-se procure confiar mais em você, trace metas pessoais, por exemplo estude algo que lhe traga, além de conhecimento, o orgulho de receber tão aprendizado, isso lhe servirá como auto promoção e, dará um ar de mudança para seus dias.

6.Socialize- Traga para sua rotina a presença de amigos que, possam te ajudar a adquirir um controle emocional e, contrapartida procure fazer por alguém aquilo que estão fazendo por você. Essa ação coletiva trará muito mais benefícios para todos. Além do que, essa interação social, aumenta o nosso relacionamento interpessoal.

 

Por: André Moura.