DESTAQUE-SE

O passo a passo do Marketing Pessoal

1. Aprenda a agir com naturalidade

Procure sempre agir naturalmente, independentemente da situação. Não crie um personagem profissional que nada tenha a ver com você. Fale de maneira clara e objetiva, no entanto, aqui vale  uma ressalva: isso não significa que se tenha que adotar gírias ao invés de  conversas formais.  Mesmo que passe por uma situação cômica, evite gargalhar aos brados dentro do ambiente de trabalho. Mantenha sempre a postura.

2. Seja pontual

Saiba que há empresas que, desclassificam candidatos antes mesmo de entrevistá-los, justamente porque eles chegaram atrasados ao local da entrevista.

Então desde já a gerencie o seu tempo e, acostume-se a chegar sempre com 15 minutos de antecedência a todo e qualquer compromisso. Esse cuidado automaticamente mostrará, sua pontualidade e seu comprometimento.

3. Tenha um aperto de mão firme

Esse é um mínimo porém, importante detalhe, que faz toda a diferença.

Além do que essa atitude demonstra, ao mesmo tempo, seriedade e autoconfiança.

4. Olhe nos olhos das pessoas

Essa linguagem não-verbal, revela toda transparência e sinceridade da pessoa, por isso, é importante que você mantenha contato visual mesmo quando estiver falando de um assunto difícil.

Além disso, também é uma comprovação física de que você está interessado no que a outra pessoa tem a dizer. Então, quando estiver conversando, evite olhar para as mãos, para o chão ou para o que está ao redor.

5. Fique atento à sua postura corporal

A postura corporal transmite muitas mensagens sobre você. Uma pessoa que se senta de maneira torta na cadeira por exemplo, não impõe muito respeito. Alguém que está sempre curvado ou de braços cruzados parece isolado, sem vontade de se enturmar. Mãos nos bolsos são um sinal de falta de interesse ou tédio.

Como medidas corretivas, procure sempre manter a coluna ereta, olhar sempre para a frente, e procure deixar os braços soltos ao lado do corpo. Essencialmente, sua postura deve transmitir uma imagem de atenção, interesse, autocontrole e abertura.

DICA: Existe uma forma simples de saber se está funcionando: observe se as pessoas tentam se aproximar espontaneamente de você, pois uma boa postura corporal atrai as pessoas à sua volta.

6. Adapte suas vestimentas para todas as ocasiões

Não há como negar: uma pessoa adequadamente vestida passa muita confiança e uma ótima imagem pessoal. Então, leve isso em consideração sempre que for escolher o vestuário para ocasiões profissionais.

A dica aqui é vestir-se de acordo com o cargo que almeja alcançar. Se quer ser gerente um dia, por exemplo, observe como quem ocupa esse cargo na sua empresa se veste e tente se aproximar do estilo, mas sem abrir mão do seu toque próprio — afinal, são as particularidades que o distinguem dos demais.

Além das roupas, essa dica também é válida para o corte de cabelo, para os acessórios e para a maquiagem das mulheres. Todo o seu visual é um cartão de visitas.

7. Tenha iniciativa

Investir em marketing pessoal significa dentre outras coisas, destacar-se na multidão. Nada melhor nesse quesito do que demonstrar iniciativa. Assim, não espere que os outros digam o que deve ser feito.  Proponha alternativas que facilitem o trabalho.

Exponha suas idéias, mostre-se como uma pessoa indispensável. Demonstre que você tem um lado inovador. Se a sua ideia não for bem recebida logo no começo, tudo bem, entenda que, pelo simples fato de participar, você já está deixando uma marca pessoal.

8. Procure conhecer-se

Para que você possa entender melhor os outros, é necessário, antes de mais nada, que conheça a si mesmo. Então, pare por um minuto e pense tanto nos seus pontos fortes quanto e seus pontos fracos(ou pontos a serem melhorados).

Saiba exatamente o que você tem de bom a oferecer, e efetivamente ofereça. Ao mesmo tempo, aprenda sobre os aspectos que devem ser aprimorados e como administrá-los.

É importante reconhecer suas limitações exatamente para que seja possível tentar superá-las. Em outras palavras, em vez de alimentar pensamentos como “eu não entendo desse assunto, então vou ficar de fora”, busque um estado mental de “se eu não entendo desse assunto, então, vou aprender tudo o que puder”.

9. Saiba ouvir

Um dos maiores problemas do mundo corporativo atual e da sociedade como um todo está na nossa extrema dificuldade em saber escutar o que os outros têm a dizer. Já reparou como, normalmente, só estamos interessados em falar sobre nós mesmos, expondo nossas opiniões e idéias?

Aprenda  a ouvir colegas de trabalho, chefes e estagiários: todos têm algo a ensinar. Além do mais, mostrar-se um bom ouvinte faz com que as pessoas tenham apreço e admiração por você. Então aproveite a chance de aprender enquanto promove seu marketing pessoal!

10. Atualize seus conhecimentos

Na era do conhecimento, obtenha novas informações, técnicas, teorias e metodologias sobre absolutamente todas as áreas do conhecimento.

Além de aumentar o seu conhecimento pessoal, fazendo de você um colaborador essencial à empresa, estudar amplia significativamente seu Networking, alçando o seu marketing pessoal, ultrapassando assim, as fronteiras do ambiente de trabalho.

11. Acompanhe as notícias

Procure acompanhar diariamente as principais notícias . Caso isso pareça inviável, saiba que muitos jornais divulgam seus conteúdos de modo online. Ou seja, basta um toque no seu Smartphone para manter-se atualizado com tudo o que acontece por aí. Sendo assim, Enriqueça seus conhecimentos gerais.

12. Evite a demonstração de arrogância

Existem muitas atitudes que demonstram arrogância. Uma das principais é o foco em si mesmo. Se tudo que você fala começa com “eu” — “eu acho”, “eu faço”, “eu prefiro” —, CUIDADO.

Você provavelmente está transmitindo uma imagem excessivamente auto-centrada, o que não vai ajudá-lo a conquistar nenhuma simpatia (e nenhuma oportunidade profissional). Uma solução simples é, transformar essas falas em um interesse genuíno pelo outro. Além disso, você pode também perguntar: “o que você acha daquilo?”, “como você faz isso?”, “você prefere assim ou assado?”. Ao colocar o foco no outro, você melhora a sua imagem e, por tabela, ainda aprende muito.

13. Evite fazer piadas de tudo

Muitas pessoas com dificuldade para interagir socialmente recorrem ao humor para quebrar o gelo. Você ficaria surpreso em saber quantas pessoas “engraçadas” são, na verdade, extremamente tímidas.

O problema maior é que, o “comediante corre o risco de fazer piada com algo, ou alguém que, não deveria ser alvo de humor. Então, para preservar o seu marketing pessoal, uma boa regra é tentar não usar o seu lado cômico com pessoas que ainda não conhece muito bem.

14. Evite opiniões fortes

Quando expor sua opinião, não é interessante associá-la a opiniões fortes. Você pode perder excelentes oportunidades, simplesmente porque se posicionou, de uma maneira que vai contra o que a outra pessoa acredita.

Quer saber quais temas devem sair de uso de seu vocabulário? Todos aqueles que possam gerar tensão. Opiniões divergentes são algo natural — entretanto, quando crenças e valores estão envolvidos, qualquer discordância se transforma em uma discussão.

Use de bom senso e desvie dessas situações, deixando suas opiniões fortes fora da conversa. Existem momentos e pessoas mais adequados para compartilhá-las e até debater-las.

15. Evite tentar demonstrar toda a sua elegância

Tome muito cuidado. Existe um linha muito tênue, entre o figurino adequado e o exagerado.

Portanto a dica é simples: lembre-se de que você está em um ambiente profissional.

O segredo é estar atento para não ultrapassar os limites, vista-se de modo sóbrio e formal.